Pular para o conteúdo principal

Momento Literatura - Iracema

"A lenda do Ceará", um romance indianista, foi escrita pelo o grande José de Alencar, um importantíssimo representante do romantismo brasileiro. E é claro que, sendo criada por este homem, não seria menos que maravilhosa. Virou filme e um dos meus livros prediletos.
 Em "Iracema" acompanhamos as aventuras amorosas de Martim e Iracema. O jovem branco, um dia perdido na natureza selvagem se encanta com a indígena que se banhava no rio. O primeiro momento de suspeitamento é transformado em admiração por parte de ambos. Martim se encanta com tamanha beleza esculpida, e Iracema o vê como um valente guerreiro branco; por isto, leva-o até sua tribo, os tabajaras.
 Martim é bem recebido e hospedado por Araquém, pai de Iracema e pajé. Oferece-lhe comida, bebida, e mulheres. Mas seu desejo se hospeda naquela que encontrou na floresta virgem, Iracema. 
 "Iracema", as "lábios de mel" guarda o segredo de Jurema (uma bebida mistica) e por isto tem sua virgindade consagrada à dinvidade. Mas seu coração vai aos poucos se entregando ao sentimento que nutre por Martim.
 Mas ele é companheiro dos Pitiguaras, uma tribo inimiga dos tabajaras. O ato de conflito é questão de tempo até que Iracema  fuja com Martim e em meio à selva, Pitiguaras e Tabajaras guerriam entre si de forma violenta e sangrenta. Os aliados de Martim saem vitoriosos, e Iracema, mesmo com dor e vergonha permanece com seu amado. 
 A história segue, vem um filho ao mundo, e se vai uma alma. É uma história que merece ser lida e relida. É quando os olhos acompanham as entrelinhas de Iracema que torna-se compreensivel a grandiosidade do mundo literário e da literatura brasileira. 
Alencar soube melhor que ninguém descrever nossa natureza. Escreve com tanta poeticidade que no final da leitura você se sente até mais... poético! Fala docetemente mas faz uma belissima critica. Valoriza as nossas belezas naturais, nossos lindos indios, nossa lingua, nossa cultura! Um livro pra se inspirar, apaixonar e divulgar, e por isto no Momento Literatura a obra é Iracema!
Que sejamos mais "José de Alencar" e que nos tornemos apaixonados por este país maravilhoso. Que passemos à olhar o índio como um dos formadores de nossa cultura e fonte de conhecimento; que cuidemos mais de nossos rios e florestas; que sejamos animais racionais e não meros devoradores da sociedade.
 Boa leitura e apreciem o que este livro oferece de melhor: um breve pedacinho do verdadeiro Brasil!  

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário da Blogueira

Tem alguém aqui no blog que esta ficando mais velha, um conselho para você, sorria enquanto tem dentes ( kkkk) brincadeira! Estou aqui para te desejar muitas felicidades, porque hoje é uma data muito especial é o seu aniversário, é uma data especial para mim e para todos que te conhecem, porque sabemos que você é uma garota incrível, determinada, cheia de sonhos, vou te dar mais um conselho abraçasse seus sonhos com todas as forças, e tenha sempre força de vontade, lute pelos seus ideias e lembre-se que vale apena viver, mesmo quando tudo parecer perdido. Saiba que eu estarei aqui para te ajudar, para apoiar, sempre serei sua amiga, então conte comigo!  Te desejo muitos sorrisos, saúde, paz de espirito, te desejo sabedoria para enfrentar e compreender os problemas da vida, te desejo descobertas e fantásticas realizações, escreva a sua história de vida!                                                   Parabéns Mariana!!! É maravilhoso ser sua amiga, estou feliz por celebrar

Outlander - Série Netflix

Olá leitores do Mosaico, como é bom poder assistir uma série, já tinha esquecido o quanto é bom ficar em casa de boa só relaxando. Quero compartilhar com vocês a minha experiência incrível, assisti recentemente essa série na Netflix e foi paixão ao primeiro episódio, eu amei a história, só tive paz quando assisti o último capitulo, é o tipo de série que não te deixa dormir (kkk), significa que a série é viciante e muito boa. "A série de TV é baseada na obra literária Outlander no Brasil, A Viajante do Tempo da autora Diana Gabaldon.   Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerrei

Resenha - Como Vejo o Mundo

 Eu não tenho palavras para Albert Einstein .  A leitura de fácil compreensão e as ideologias propostas conseguem deixar qualquer um empolgado com o livro.  Reconhecido por seu pacifismo e preocupação com o bem comum, neste livro Einstein oferece uma profunda reflexão sobre a nossa própria existencia.   Mas como evidências valem mais que opniões; eu trouxe aqui um trecho do livro que achei bem curios: o seu ponto de vista sobre a riqueza.    " Todas as riquezas do mundo, ainda mesmo nas mãos de um homem inteiramente devotado à ideia do progresso, jamais trarão o menor desenvolvimento moral para a humanidade. Somente seres humanos excepcionais e irrepreensíveis suscitam idéias generosas e ações elevadas. Mas o dinheiro polui tudo e degrada sem piedade a pessoa humana. Não posso comparar a generosidad e de um Moisés, de um Jesus ou de um Gandhi com a generosidade de uma Fundação Carnegie qualquer." COMO NÃO CONTINUAR LENDO?!  Ele faz também referência às religiões.