Pular para o conteúdo principal

10 benefícios da leitura




Na minha opinião muito suspeita, ler é uma das melhores coisas da vida,  não há contra indicações, quando se lê você nunca estará sozinho, a leitura engrandece o espirito, estimula a criatividade, é relaxante, distrai a mente de problemas cotidianos, melhora seu desempenho linguístico e gramatical, de forma geral ajuda na escrita, eu vejo apenas benefícios na leitura, mas tome cuidado ler pode ser altamente viciante kkkk!

Você pode estar perdendo benefícios que poderiam te ajudar apenas tendo o hábito de ler! Leia 10 vários benefícios que você pode ter com uma leitura regularmente.

1 – Exercício Mental
Atividades como leitura podem diminuir o risco de desenvolver o Alzheimer em cerca de 30%, diz pesquisa. Manter o cérebro ativo e trabalhando previne a perda de força, pois o cérebro é como qualquer outro músculo do corpo e requer exercícios para manter-se forte e saudável. Jogos e caça-palavras, por exemplo, são outros ótimos exercícios mentais.

2 – Diminui o Stress
Apesar de todos os problemas que você tenha, no trabalho, em relacionamento, na vida, quando você lê uma boa história, tudo isso simplesmente parece mais distante. Um bom livro pode te levar para outros mundos, enquanto suas leituras diárias te deixam no mundo real, como uma notícia, por exemplo. Esqueça um pouco dos problemas e se permita relaxar um pouco.

3 – Conhecimento
Tudo que você lê é absorvido como conhecimento, algo que você não sabia, e você nunca sabe quando isso pode te ajudar algum dia. E como dizem não é: Conhecimento é poder! E uma coisa é certa, você pode perder tudo, trabalho, bens, dinheiro, até sua saúde, mas conhecimento, isso ninguém pode tirar de você.

4 – Expande seu vocabulário
Quanto mais você ler, mais estará em contato com novas palavras, e inevitavelmente você vai agregar essas palavras ao seu dia a dia. Falar bem e ser articulado são características muito boas para todo tipo de trabalho e relacionamento, e saber que você pode falar bem em todos os lugares vai fazer muito bem para sua autoestima.

5 – Boa memória
Quando você está lendo um livro, você quer saber sobre as personagens, sua história, nomes, características, e também saber os arcos da história que você está lendo, para conseguir ler o livro até o final, e o seu cérebro é ferramenta certa para lembrar-se das coisas facilmente.

6 – Melhora seu pensamento crítico
Você já leu algum livro com uma história de mistério, e consegui desvendar esse mistério antes de terminar o livro? Se já, seu pensamento crítico está funcionando muito bem. E você também pode conseguir falar sobre os livros, saber se foi bem escrito, se as personagens estão bem desenvolvidas ou mesmo se cronologia da história está correta. Em discussões com outros leitores você vai poder dar sua opinião mais claramente.

7 – Ter uma melhor concentração
No mundo de hoje se tem que fazer várias coisas ao mesmo tempo (trabalhar, ver o e-mail, conversar no chat, ver o celular, direcionar sua atenção para várias direções) e isso aumenta o estresse e diminui a produtividade. Já quando se está lendo, você está envolvido e prestando atenção apenas na história, o hábito de ler melhora e muito sua concentração.

8 – Escrever melhor
Isso vai junto com a expansão do vocabulário, sendo exposto às palavras, você fica melhor com elas, conseguindo escrever mais e melhor. É como músicos influenciam outros músicos, artistas influenciam outros artistas, você melhora sua escrita influenciado por outros escritores.

9 – Tranquilidade

Além de relaxar, você fica em paz e tranquilo enquanto lê, como livros de autoajuda influenciam o humor de algumas pessoas.

10 – Diversão grátis

Você não precisa comprar livros, em toda cidade tem uma biblioteca, vai lá e pegue um livro e leia, se não quer ir a uma biblioteca e também não quer gastar muito com livros, vá a um sebo, são melhores e os livros já vêm com um pouco da história do dono anterior, ou mesmo tem hoje em dia, graças à internet e tecnologia, e-books ou livros digitais que são boas alternativas também.


Algumas sugestões de leituras:


O Ar que ele respira 


O príncipe dos Canalhas


A cabana 



Postagens mais visitadas deste blog

Melhores Séries, Trilogias e Sagas

As séries andam fazendo grande sucesso na literatura; podemos passar horas viajando neste mundo, assistindo as adaptações, e descobrindo as novidades! O grande diferencial das sagas é a sequencia, e por isto acabamos nos envolvendo de forma mais intensa,ficamos loucos pelos os laçamentos e passamos à ficar procurando por novas sagas!
Então o Mosaico de Livros separa aqui para vocês algumas das séries que andam tendo reconhecimento estrondoso entre os leitores. Neste clima de ferias escolha a sua, pegue os óculos, uma xícara de café e se aconchegue no sofá!



1- A Mediadora
A mediadora, escrito por nossa adorada Meg Cabot escritora da série de livros O Diário da Princesa.
Falar com um fantasma pode ser assustador. Ter a habilidade de se comunicar com todos eles então é de arrepiar qualquer um. A jovem Suzannah seria uma adolescente nova-iorquina comum, com seu indefectível casaco de couro, botas de combate e humor cáustico, se não fosse por um pequeno detalhe: ela conversa com mortos. Suzann…

Resenha- Os Miseráveis

Jean Valjean chega à cidade francesa de Digne. É um ex preso, que foi forçado por dezenove anos à um trabalho forçado por ter roubando um pão para alimentar sua família. Após tentativas fracassadas de procurar alguma hospedaria para se abrigar naquela França preconceituosa (Valjean é expulso até mesmo de uma casa de cachorro) desiste de procurar algum lugar e decide repousar numa praça; acontece algo espetacular. 
 Alguém lhe indica uma casinha onde poderia passar a noite; a casa do bispo Benvindo.
 O bispo é o amor em pessoa; recebe-o agradavelmente e com muita honra; após se alimentarem e conversarem um pouco foram repousar. Benvindo o convida para o café da manha e Valjean se encanta com tanta bondade, depois de ser tao humilhado na cidade, o infeliz se surpreende com a atitude do bispo, que nãodemonstrou nenhuma atitude de medo ou uma atitude maldosa, mas de apenas compaixão e amor.
 Porém, mesmo após ter recebido uma atitude tão nobre, Jean faz um ato vergonhoso com quem lhe trato…

Resenha - Como Vejo o Mundo

Eu não tenho palavras para Albert Einstein. A leitura de fácil compreensão e as ideologias propostas conseguem deixar qualquer um empolgado com o livro.  Reconhecido por seu pacifismo e preocupação com o bem comum, neste livro Einstein oferece uma profunda reflexão sobre a nossa própria existencia.   Mas como evidências valem mais que opniões; eu trouxe aqui um trecho do livro que achei bem curios: o seu ponto de vista sobre a riqueza.  "Todas as riquezas do mundo, ainda mesmo nas mãos de um homem inteiramente devotado à ideia do progresso, jamais trarão o menor desenvolvimento moral para a humanidade. Somente seres humanos excepcionais e irrepreensíveis suscitam idéias generosas e ações elevadas. Mas o dinheiro polui tudo e degrada sem piedade a pessoa humana. Não posso comparar a generosidade de um Moisés, de um Jesus ou de um Gandhi com a generosidade de uma Fundação Carnegie qualquer."
COMO NÃO CONTINUAR LENDO?!  Ele faz também referência às religiões. Uma refêrencia que se …